quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Desfile de 7 de setembro

"Educar na busca do desenvolvimento do conhecimento, de valores e atitudes éticas, contribuindo para a geração de seres mais humanizados", com este objetivo nossa Escola mostrou um pouco de seu trabalho.

"O xadrez se joga com a mente, não com as mãos!"(Kahn)
A prática dos jogos auxiliam desde a percepção de representações exteriores até a integração social e a organização do pensamento, sendo portanto, fundamentais na formação do caráter. O jogo de Xadrez especificamente exercita diversas características, como raciocínio lógico, concentração, pensamento analítico, autonomia e autoconfiança.
"Assim como a vida o tabuleiro é igual para todos, o que determina o vencedor é a maneira com que ele move as peças".
Tendo como objetivo a utilização do jogo de xadrez como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades necessárias às crianças do ensino fundamental, é o primeiro ano que a escola proporciona aos seus alunos, orientados pelo professor Claiton Danelon, a escolinha "Aprendendo Xadrez com prazer!"


A música tem uma linguagem que integra todos os seres
A música é fundamental em nossas vidas e está presente nas mais variadas ocasiões e situações: nas cantigas de ninar, nas brincadeiras de roda, nas comemorações, no trabalho, nos cultos e cerimônias religiosas, no casamento e até na morte; a presença da música provoca efeitos no corpo, na emoção, no intelecto e nos relacionamentos.
Observa-se em nossa escola, que as atividades que envolvem música despertam grande interesse por parte dos alunos. Sendo assim, sob orientação da professora Ivana Menzen Vigolo, pelo terceiro ano proporcionamos aos alunos a oportunidade de vivenciarem experiências envolvendo música com o Projeto: Coral na escola.

"O teatro é a poesia que sai da imaginação e se faz humana".
Este é o terceiro ano que a arte teatral está presente em nossa escola, com o objetivo de estimular o crescimento integral da criança, tanto no plano individual quanto no plano coletivo. Promove também o exercício das relações de cooperação, diálogo, respeito mútuo, reflexão de como agir com os colegas, flexibilidade de aceitação das diferenças e aquisição de sua autonomia. Trabalho orientado pelo professor Cassiano Azeredo.
Seres humanos organizados vivem mais felizes
Com a proposta do Gestar II, os professores sentiram a necessidade e o compromisso de tornar palpável a transformação do programa em questão que realmente mudassem os paradigmas da própria área do conhecimento matemático e que essas aprendizagens fossem realmente úteis para os alunos, resgatando valores de cidadania.
Com a orientação da professora Adriana Langanz Danelon, os alunos de 7a e 8a séries, participaram do Projeto: Aprendizes Empreendedores do seu Futuro, onde após pesquisas fizeram a montagem de mini empresas com materiais recicláveis.


"A Arte é a linguagem das sensações, que faz entar nas palavras, nas cores, nos sons ou nas pedras." (Deleuze e Guattari)
A confecção de máscaras com os alunos de 7a e 8a séries teve o objetivo de experimentar e explorar as possibilidades da linguagem artística, identificando e relacionando a arte como fato histórico e social, contextualizando as diversas culturas e observando as relações da arte com a realidade, refletindo, investigando a história das máscaras, estimulando a criatividade através da confecção das mesmas.
O conteúdo da atividade está pautada na ação artística que determina as adequações necessárias com a proposta em arte e no conhecimento da história das máscaras que traduz a evolução da histórias da humanidade. Não se conhece nenhuma civilização que não tivesse algum tipo de máscara, está presente nas cerimônias religiosas, nas práticas da guerra e no teatro.
Buscando contextualizar a técnica das máscaras, os alunos escolheram a temática "A Copa do Mundo", sob a orientação da professora Daiana Tonin.


Plante Vida
Nossa escola também busca estar sempre ligada às questões ambientais, trabalhando a Educação Ambiental de forma interdisciplinar, com o envolvimento de todos os professores, visando desenvolver a consciência e a prática do respeito ao ambiente, colaborando coma preservação e utilização sustentável dos seus recursos.
Ações como mutirão de limpeza pelo bairro, reutilização do óleo de cozinha na produção de sabão ecológico e cultivo de mudas de araucárias, flores e hortaliças, são algumas das práticas concretas, que buscam enfatizar alguns valores como cooperação, igualdade de direitos, autonomia, democracia e participação, que permeiam a educação orientada para a sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário