NATFAR

Nesta página serão postadas as atividades do Curso Introdução à Educação Digital realizadas pelos professores de nossa Escola.

*Atividade  realizada pelas professoras de Língua Portuguesa: Andréa Machado, Cátia Tonin e Marijane Possa.
Junho é o mês de São João, Santo Antônio e São Pedro. Por isso, as festas que acontecem em todo o mês de junho foram chamadas de "Festa Joanina", especialmente em homenagem a São João. Para os católicos, a fogueira, que é maior símbolo das comemorações juninas, tem suas raízes em um trato feito pelas primas Isabel e Maria. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel acendeu uma fogueira sobre o monte.
Assim, passou a ser uma comemoração da igreja católica, que homenageia três santos: no dia 13 a festa é para Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29, para São Pedro.
Aos poucos, as festas juninas foram sendo difundidas em todo o território do Brasil, mas foi no nordeste que se enraizou, tornando-se forte na nossa cultura. Nessa região, as comemorações são bem acirradas – duram um mês, e são realizados vários concursos para eleger os melhores grupos que dançam a quadrilha.
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, é feita deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. 
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. 
Nossa escola também comemorou essa data festiva no último dia 14 de junho, com muita festa, diversão, alegria, brincadeiras e comida!!!  Além disso, a turma 701 encenou o casamento caipira para divertir ainda mais os convidados!!!!!!!!!

Essa tradição vem desde a infância. Olha os pequerruchos caipiras... Uai, que lindos!


*Atividade  realizada pelas professoras Gabriele, Rita, Ana Rita, Carmen, Taciane, Sandra e Joceli.

Meio ambiente é coisa séria!

Os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental (turma 412) no mês de junho estudaram a temática do meio ambiente, que se estendeu para além do dia 5, mundialmente comemorado.
Tudo teve início com dois vídeos para sensibilizar os alunos acerca da temática: um sobre atitudes negativas do homem em relação ao meio em que vive e outro, do contrário, uma animação infantil com pequenas atitudes que podemos praticar no dia a dia, como: a redução do consumo de água no banho, o uso de meios de transporte não poluentes, a redução do consumo de sacos plásticos, entre outros. Após a análise e discussão dos vídeos, as crianças sugeriram que fosse feito um trabalho sobre o assunto. E assim, sob orientação da professora Gabriele Galafassi, elaboraram um planejamento definindo os assuntos específicos dentro da temática principal, as fases de cada etapa da realização do trabalho, com a definição dos grupos, o levantamento de informações por meio de pesquisa no Laboratório de Informática, a produção de cartazes e maquetes, a elaboração de um roteiro e discurso para apresentação dos trabalhos e o ensaio para apresentação para as demais turmas da escola.
O envolvimento das crianças foi marca positiva do trabalho durante todo o processo: tanto no levantamento das informações, bem como o estabelecimento de relações entre as temáticas estudadas em sala e vivências cotidianas fora da escola. Um ponto muito positivo foi a definição juntamente com os alunos do roteiro de execução de todo o trabalho. Para fazer um cartaz, por exemplo, há uma série de etapas que antecedem, como a pesquisa, a escrita do texto, a correção ortográfica e a disposição visual dessas informações no papel, articulando com imagens e outros recursos para atrair a atenção do leitor, e isso tudo foi vivenciado.
A apresentação para as turmas do Pré, 1º, 2º, 3º, 4º e foi realizada durante os dias 09 e 10 de junho de 2014, com adaptação de conteúdo de acordo com a faixa etária das crianças, abordando sobre a redução do consumo de água e energia elétrica, poluição de ar, a poluição dos mares causada pelo plástico, lixo e reciclagem.
O resultado final surpreendeu a professora, que comenta:
“Mais do que o estudo do meio ambiente, os alunos exercitaram o convívio com as diferenças de ideias e opiniões entre os colegas, os conflitos surgidos no grupo durante a realização das atividades programadas e a organização, que partiu com a definição do que e como seria feito. Foi uma prática muito interessante de aprendizado não só para eles, mas para mim enquanto mediadora desse processo todo. Quando os alunos se sentem responsáveis por uma tarefa, eles dão o seu melhor para realizá-la”.
Ao término de todo o processo, os alunos realizaram uma autoavaliação individual e após em conjunto com a turma, levantaram os pontos positivos e negativos deste trabalho.

As professoras Ana Rita Dall Chiesa, Juceli Pola, Maria Del Carmen Biondo, Rita Maria Martini Crocoli, Rosaura Duarte Schenkel, Sandra Regina Mauri Menti e Taciane Tonin Sgarabotto, que visitaram a sala da turma 412 e assistiram as apresentações com suas turmas, destacam que seus alunos gostaram da experiência proporcionada e que se sensibilizaram com a temática. Foi um momento interessante não só de aprendizado, mas de interação entre as crianças.





*Atividade  realizada pelas professoras de Matemática: Magda Trubian Lazzari e Fernanda Lipreri.


PROJETO    EMPREENDEDORISMO  NA ESCOLA

 Público Alvo:  Alunos  do 9º Ano – Ensino Fundamental
Área do Conhecimento Responsável:   Matemática
 Responsável  pelo Projeto:  Magda  Trubian Lazzari
Professora colaboradora:  Fernanda Lipreri
Apoio Diretivo: Carla J. Steffen Gülden , Ivana Menzen Vigolo e Cátia M.Farinon Tonin
Período: Ano letivo de 2014
Objetivo: Desenvolver uma nova consciência de trabalho na comunidade escolar, incentivando os educando a entender o mercado de trabalho, assumindo  uma postura empreendedora e futuramente  a criação de negócios próprios.
Desenvolvimento: Criar uma empresa alimentícia com  objetivo de proporcionar ao aluno  a experiência da prática com a teoria através de diversas etapas.
ETAPA 1 – Fábrica de Correntes
De uma forma lúdica os alunos se  agruparam e formaram empresas com o objetivo de produzir um produto e vendê-lo,exercitando os conceitos de  planejar, organizar, controlar, executar não esquecendo da qualidade do produto e principalmente o trabalho em equipe.







*Atividade  realizada pelas professoras de História e Geografia: Andréia Valmorbida e Sandra Pasa.


Não podemos dar aula de História e Geografia em tempos de Copa do Mundo e fugir de assuntos relacionados ao tema. Os alunos adoram atividades práticas e aproveitando o mundial resolvemos montar um mural com o mapa do mundo e a localização dos países participantes da copa. Fixamos bandeiras destes países com seus respectivos nomes. Também foram confeccionados diversos trabalhos, com bandeiras e dados dos países.  






*Atividade  realizada pela professora de Ciências, Margarete Balbinot.

O Projeto Com-Vida, coordenado por mim,  teve como culminância a apresentação dos trabalhos para a comunidade escolar.  Confiram algumas fotos:



                     


*Atividade  realizada pela professora da Educação Infantil, Nádia Marcks  e pela professora de Artes, Lucídea Pessin.

ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A Prática Pedagógica na Educação Infantil, requer um cuidado especial, ou seja, um olhar para criança no sentido de compreender como ele pensa e como ela aprende. A criança precisa vivenciar concretamente o que aprende, isto é, pegar, sentir, ouvir até com o coração.
Quanto a disciplina de Artes, desde  cedo é importante que a criança aprenda que Artes não é apenas desenhar. Artes é inerente ao ser humano desde a descoberta da escrita e na Educação Infantil a criança está fazendo sua introdução ao mundo da leitura e da escrita e isso também é Arte.
A ligação de Arte com a invenção da escrita é o ponto de partida para que a criança compreenda  a importância do estudo da arte na escola.

MATERIAIS E RECURSOS NECESSÁRIOS PARA O TRABALHO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Caixa de conhecimentos de Arte.
Recortes de imagens de obras de Arte
Livros didáticos com assuntos pertinentes a Arte na escola.
Livros sobre vida e a obra de Artistas como; Van Gogh, Romero Britto, Juan Miró.
Exemplos de atividades realizadas em outras turmas.

A PRÁTICA

Trabalho em linha ou em rodinha, apresentação da Caixa de Conhecimentos de Arte, durante a conversação o professor articula e inicia a assembleia com perguntas como; O que é Arte? Para que serve a arte? Onde encontramos arte? Vocês conhecem algum artista?
Então o professor começa a organizar as informações para dar tratamento a elas. Primeiramente a criança deve compreender:
a ligação da arte com as primeiras formas de escrita, ter o entendimento de que a escrita não existiria se não fosse a arte.
A Arte sempre existiu.
Ela acompanha o homem diariamente.
Que é uma profissão.
E conhecer as sete artes.
Durante a utilização deste material os alunos irão visualizar as gravuras, ouvir as histórias das vidas dos três artistas citados.
Poderão trazer materiais para enriquecer a caixa de conhecimentos, como por exemplo, filmes, músicas, quadros e esculturas para exemplificar algumas das sete artes.
Também poderão colocar na caixa seus próprios trabalhos para que a caixa deste conhecimento fique em exposição e passe nas salas de aula das outras turmas.
Depois de iniciado este trabalho o professor poderá dar continuidade elevando o nível das informações a cerca da Arte, apresentando outros artistas, fases da Arte entre outros assuntos,  inclusive em outras turmas das séries iniciais.
  
  


 











       
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário