PROJETOS




PROJETO    EMPREENDEDORISMO  NA ESCOLA

 Público Alvo:  Alunos  do 9º Ano – Ensino Fundamental
Área do Conhecimento Responsável:   Matemática
 Responsável  pelo Projeto:  Magda  Trubian Lazzari
Professora colaboradora:  Fernanda Lipreri
Apoio Diretivo: Carla J. Steffen Gülden , Ivana Menzen Vigolo e Cátia M.Farinon Tonin
Período: Ano letivo de 2014
Objetivo: Desenvolver uma nova consciência de trabalho na comunidade escolar, incentivando os educando a entender o mercado de trabalho, assumindo  uma postura empreendedora e futuramente  a criação de negócios próprios.
Desenvolvimento: Criar uma empresa alimentícia com  objetivo de proporcionar ao aluno  a experiência da prática com a teoria através de diversas etapas.
ETAPA 1 – Fábrica de Correntes

De uma forma lúdica os alunos se  agruparam e formaram empresas com o objetivo de produzir um produto e vendê-lo,exercitando os conceitos de  planejar, organizar, controlar, executar não esquecendo da qualidade do produto e principalmente o trabalho em equipe.




PROJETO COM-VIDA
TEMA: PLANTAS MEDICINAIS

A escola está desenvolvendo um projeto que tem como tema Plantas Medicinais. Os alunos estudaram e montaram um fichário com as propriedades de uma grande variedade de plantas. 
No sábado, dia 10 de maio, acontecerá a culminância do projeto com uma apresentação de trabalhos estudados por eles. Cada turma apresentará para a comunidade escolar e família,  em sua sala de aula, das 8 horas às 11 horas.

PRESTIGIEM OS TRABALHOS DE SEUS FILHOS!



  PROJETO: " DESAFIOS DA JUVENTUDE EM NOSSA SOCIEDADE"
OBJETIVOS:  Propiciar aos jovens um encontro pessoal e verdadeiro com os ideais de felicidade e coerência reflexiva relacionados com  hábitos saudáveis de convivência.
*Possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade e na sociedade como elo de ligação com movimentos nacionais e mundiais que envolvem juventude.(JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE QUE ACONTECERÁ NO BRASIL –RIO DE JANEIRO- 2013)
*Sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.

JUSTIFICATIVA E INTRODUÇÃO:
A juventude não é um período da vida; ela é um estado de espírito, um
efeito da vontade, uma qualidade da imaginação, uma intensidade emotiva, uma
vitória da coragem sobre a timidez, do gosto da aventura sobre o amor ao
comodismo.
Não se envelhece por haver vivido certo número de anos; fica-se velho
quando se abandona seu ideal.
Os anos enrugam a face, a renúncia ao ideal enruga a alma.
As preocupações, as dúvidas, os temores, os desesperos são inimigos
que lentamente nos inclinam para a terra e nos tornam pó antes da morte.
Jovem é aquele que se admira, que se maravilha e pergunta como criança
insaciável: "e depois"?
Jovem é aquele que desafia os acontecimentos e encontra alegria no
jogo da vida.
És tão jovem quanto tua fé. Tão velho quanto a tua descrença. Tão
jovem quanto a confiança em ti mesmo. Tão jovem quanto a esperança. Tão velho
quanto o teu desânimo, teu abatimento.
Serás tão jovem enquanto te conservares receptivo ao que é belo, bom e
grandioso. Sensível às mensagens da Natureza, do Homem e do Infinito.
E se um dia teu coração for atacado pelo pessimismo e corroído pelo
cinismo, que Deus, então se compadeça de tua alma de velho.


ESTRATÉGIAS
- Palestra : Professora Deisi Noro
 Tema:  Pessoas de Sucesso
- Palestra com Rodrigo Trointin
 Tema: Artes e profissão
- Palestra com a Nutricionista
 Tema: Alimentação Saudável
- Palestra com O Padre Ivan do Seminário      
- Palestra com Ronaldo Prass            
 Tema: O uso consciente e responsável da Internet
- Cartaz  -   Ontem – hoje - amanhã
- Seminários:
*O que é a juventude para você hoje;
*Quais são suas metas, ideais, sonhos  e projetos;
* O que você espera para seu futuro;
*O que você está fazendo desde agora para se preparar para seu futuro;
* Você conversa com sua família sobre seu futuro, compartilham saberes e sonhos.

 TÉCNICAS
- Fotos das mãos unidas
- Fotos dos olhares
- Fotos despojadas
- Trabalhar temas escolhidos por eles sobre a Juventude
- O que a juventude busca
- Quais as maiores  facilidades e dificuldades  da juventude  hoje
- Propostas  metas para o futuro
- Como  seus pais veem  vocês hoje
- O que eles esperam de vocês
- Fazer o cartão de visita como o do modelo.

AVALIAÇÃO E FINALIZAÇÕES              
Fórum Escolar pela Juventude.





PROJETO:   Aprendizes Empreendedores do Seu Futuro

Público Alvo:  8ª séries
Área do Conhecimento: Matemática
     Responsável  pelo Projeto: Profª  Adriana Langanz Danelon
Período:  1º e 2º  semestre do ano letivo 2013
Título: O Aprendiz Empreendedor – Pensando no Futuro
Aplicação: Um projeto único para o grupo de matemática com adaptações para cada necessidade e realidade
Objetivo :Relacionar conceitos matemáticos e aplicando conceitos de inovação e formas de consumo consciente, ampliando espaços para o empreendedorismo de grupo com um fim específico – a formatura
           Justificativa:.
            As etapas se seguirão de forma democrática  dentro das escolas, sendo desenvolvida a autonomia na aplicação das atividades e das miniempresas, as quais comercializaram produtos alimentícios que serão vendidos no recreio para arrecadar  fundos para a formatura.
           Metodologia:
A partir de sugestões cada aluno construirá uma empresa, com os seguintes itens a serem estudados e aplicados. Escola M. E. F. Antonio Minella
Etapas – Montagem da Empresa
@ Nome da Empresa,
@ Produto desta empresa
@ Tabela de Investimento
@ Projeção de Vendas
@ Organização Funcional
@ Associações de conteúdos matemáticos
@ Comercialização do produto e apresentação do caixa da empresa para os colegas.
           Descrição da abordagem das  Escolas
          Analisar as necessidades dos alunos na escola enquanto pessoas em formação, foi o ponto de partida para     o desenvolvimento do projeto.
         “Seres humanos organizados vivem mais felizes”
         Nós educadores temos um comprometimento com a formação integral de nossos educandos, previstos pela LDB, para tanto não podemos fugir a transversalidade, que nada mais é  a parte que ficará marcada para nosso educando.
          Este programa de formação terá desdobramento de aplicabilidade no decorrer do  período letivo.
           
Aplicação do Projeto

Apresentação da empresa com o uso de slides através de um workshop venda dos produtos construção de balancetes relacionando entradas e saídas, o lucro referente as vendas será aplicado na formatura.
Palestras com profissional referente ao tema organização financeira e cidadania do consumo.
Palestras para alunos e\ ou Pais sobre Planejamento Financeiro, Formas e Sugestões de como melhorar o    orçamento familiar, toda a forma de planejamento como o familiar, os conflitos de gerações, e suas peculiaridades.
Avaliação:
            A avaliação dentro da área do conhecimento matemático será feita mediante a observação e a concretização das etapas sugeridas, a construção individual e os depoimentos contextualizados pelos alunos, e se realmente aconteceu uma modificação entre a relação existente de qualidade de vida e o estudo da matemática.

Seminário de Avaliação do Projeto:
Aconteceu  no dia 28 de outubro com as análises e conclusões dos empreendedores das empresas de produtos alimentícios produzidos e vendidos pelos próprios alunos no recreio. 
O Seminário foi realizado com a apresentação de slides sobre a importância da matemática financeira no Ensino Fundamental; após foi trabalhado a técnica da máquina registradora, um vídeo sobre as artimanhas do comércio - porcentagens(juros e descontos) e por último cada grupo socializou seu trabalho com sugestões e críticas, com o objetivo de gerar aprendizagens para, desta forma, exercitar a prática da cidadania.

















 PROJETO:  O ARCO-ÍRIS DOS ALIMENTOS


 OBJETIVO DO TRABALHO:
Informar a comunidade escolar da importância das cores presentes nos alimentos, relacionando-as com suas funções no organismo, bem como sua influência na escolha do alimento.
INTRODUÇÃO:
            O objetivo deste trabalho, é informar as pessoas que por trás das cores dos alimentos, existem muitos significados, como vitaminas que podem colaborar para evitar doenças. As cores dos alimentos não só embelezam nossas refeições, mas também ajudam no funcionamento correto do nosso organismo. Lembrando que, em certos casos a coloração das substâncias nem sempre chama a atenção, mas tem um papel essencial para o nosso corpo, ou vice-versa.
RESUMO DAS CORES DOS ALIMENTOS QUE FORAM TRABALHADAS:
As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos. Estas substâncias, além de colorir desempenham, frequentemente, papéis importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças infecciosas. Uma dieta colorida tem mais chances de ser mais saudável.
A combinação das cores é fundamental na hora de montar um prato, pois os diferentes tons e as diversas combinações alegram a mesa da refeição, estimulam o apetite, fazendo grande diferença na nutrição do organismo. Os especialistas consideram que, quanto mais diversidade de cores uma refeição tiver, mais completo do ponto de vista nutricional ela terá.
Por isso cada substância tem sua cor e seu significado correspondente:
Tonalidade: branca
Alimentos: pêra, algas marinhas, alho, banana, mandioca, maçã, palmito, couve-flor. Principais componentes: cálcio, fósforo, potássio, carboidratos e vitamina B6.  Benefícios: ajudam na formação e na manutenção dos dentes e na elasticidade dos músculos, fortalecem o sistema imunológico e favorecem a renovação celular.
Tonalidade: amarela
Alimentos: manga, laranja, melão, milho, cenoura, caju, mamão. Principais componentes: betacaroteno, vitaminas C, B3 e ácido clorogênico. Benefícios: auxiliam na manutenção dos tecidos e dos cabelos, na visão e no metabolismo das gorduras, além de terem ação antioxidante contra os radicais livres e de manterem o sistema nervoso saudável.
Tonalidade: verde
Alimentos: pepino, limão, kiwi, vagem, ervilha e folhas em geral. Principais componentes: clorofila, vitamina A.  Benefícios: combatem o câncer e os radicais livres e desintoxicam as células, além de protegerem o cabelo e a pele.
Tonalidade: vermelha
Alimentos: caqui, tomate, romã, melancia, morango, goiaba. Principais componentes: licopeno, antocianina.  Benefícios: auxiliam na prevenção de câncer e do estresse, estimulam a circulação sanguínea, retardam o envelhecimento e têm ação antioxidante contra os radicais livres.
Tonalidade: roxa
Alimentos: alcachofra, amora, berinjela, ameixa, uva, repolho-roxo. Principais componentes: antiocianina, vitamina B1, ácido elágico. Benefícios: ajudam a transformar outros nutrientes em energia, retardam o envelhecimento e auxiliam na prevenção do câncer.
Tonalidade: marrom
Alimentos: feijão, lentilha, pinhão, trigo, castanha, amêndoa, amendoim. Principais componentes: fibras, vitaminas dos complexos B e E.   Benefícios: previnem a prisão de ventre, auxiliam no controle do colesterol, combatem a ansiedade e a depressão.


ETAPAS DO PROJETO:

1. Pesquisa bibliográfica realizada no Laboratório de Informática da Escola.

2. Pesquisa de opinião pública.

3. Realização de um teatro, com os componentes do grupo, representando uma família na hora do almoço, mostrando os problemas alimentares desta família como: obesidade, má alimentação e costumes alimentares. 

4. Elaboração de uma história em quadrinhos representando o teatro.

5. Elaboração de cartaz com os benefícios de cada cor dos alimentos.

6- Organização de uma mesa com o arco-íris dos alimentos e explicação dos nutrientes neles encontrados, para pessoas da comunidade.

7- Conferência Infantojuvenil na Escola.









5 comentários:

  1. PARABENS A TODOS OS PROFESSORES, O PROJETO FOI MARAVILHOSO.
    É UM ORGULHO SABER QUE MINHA FILHA FAZ PARTE DESSA ESCOLA

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esses projetos para a escola. Cauã

    ResponderExcluir
  3. Acho muito legal nossa escola estar fazendo esses projetos. Tenho orgulho de estudar nessa escola. Rodrigo Natã do Couto Nunes

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, fazer esses projetos na escola

    Luciano 511

    ResponderExcluir